O Projeto Ampla Visão é uma das mais importantes iniciativas de resgate da memória audiovisual brasileira nos últimos anos. Realizou a catalogação de todo o acervo do cineasta Primo Carbonari, composto por milhares de papéis, entre roteiros, certificados de censura, cartas, etc., centenas de fitas de vídeo  e 20 mil rolos de filmes. Construiu duas salas climatizadas para acondicionar todos os filmes recuperados, que se encontravam em más condições de armazenamento.

A equipe de catalogação, composta por mais de trinta colaboradores, levou dezoito meses para catalogar este acervo gigantesco e digitar todas as informações geradas em um banco de dados com as informações catalogadas (título dos filmes, conteúdo, data, tipo de imagem, de som, etc.). Concluída essa primeira fase, será produzido um documentário histórico de longa-metragem que fará uma revisão crítica desse material.

Primo Carbonari, que iniciou sua carreira aos 12 anos de idade como fotógrafo, foi um dos maiores produtores de cinejornal do país. Seu acervo hoje contém imagens de valor inestimável, que, de 1901 a 1990, registraram a evolução da indústria, da medicina, do esporte, da sociedade e da estrutura político-econômica brasileira.

O Projeto Ampla Visão continua em fase de captação de recursos financeiros através das leis de incentivo à cultura. Com boa parte dos recursos financeiros já captados, o Projeto teve início em 2005 e será concluído no primeiro semestre de 2007, quando fica pronta a cópia final do longa-metragem.

Neste site, você pode acompanhar todas as etapas do projeto (da recuperação do acervo até a finalização do longa-metragem), assistir a trechos dos filmes catalogados, acessar o banco de dados, ler ensaios inéditos e as principais matérias publicadas na imprensa e entrar em contato com a nossa equipe.

TOPO

PATROCINADORESAPÓIE ESTE PROJETOSAIBA COMO FUNCIONAM AS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
HOMEAPRESENTAÇÃOPRIMO CARBONARIACERVOO FILMEMAKING OFENSAIOSMATÉRIASEQUIPECONTATO
Projeto Ampla Visão | © 2007 Heco Produções | Desenvolvimento: Finotti.com