PORTAL BRASILEIRO DE CINEMA / HORROR NO CINEMA BRASILEIRO HOME    ENSAIOS    FILMES    EXTRAS    CONTATO

O ESTRIPADOR DE MULHERES
1978, SP. Cor. 94 min. Direção: Juan Bajon

Esse curioso filme policial brasileiro é um de nossos raros exemplares de um popular subgênero do horror cinematográfico: os filmes de serial killers. No papel de um misterioso assassino de mulheres, aparece o ator Ewerton de Castro, que tenta, durante todo o filme, imitar o protagonista de M: O vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang, vestido sempre de preto e portando uma valise.

A primeira vítima a aparecer no filme é uma mulher despejada da pensão onde mora. Em uma rua escura, ela é perseguida e imobilizada pelo assassino, que faz dois cortes em sua barriga, no formato de uma cruz. O espectador descobre posteriormente que o tal estripador retirava as vísceras de suas vítimas, mas devido à rígida censura da época esse detalhe gore do filme foi cortado da tela.

Essa primeira vítima acaba vinculando ao crime seu antigo amante, que abate bois em um matadouro e, por ser um homem rude e violento, acaba se tornando o principal suspeito das mortes das mulheres que se sucedem.

Uma série de dementes se apresenta como o assassino, mas na delegacia onde tudo ocorre se destacam a presença de uma velha que denuncia um vizinho supostamente comunista, numa corajosa referência ao regime militar então ainda em vigor no Brasil, e a aparição em cena de um bizarro “místico” que afirma saber quem é o assassino, e que este pretende fazer uma cruz de cinco pontas com cinco cadáveres de mulheres.

Bajon surpreende em uma sequência onde os rostos dos acusadores aparecem envoltos pela escuridão e com uma iluminação expressionista de suas faces, remetendo a um clássico maneirismo de Mario Bava que parece criar retratos suspensos na escuridão.

A sequência do assassinato no açougue é genial, dispensa palavras, e com uma montagem precisa é um dos grandes momentos do filme, ao lado de outra cena de homicídio em um elevador. Outro grande momento do filme mostra o estripador vestindo uma máscara cirúrgica, dissecando um gato que ele anestesiou anteriormente.

O estripador de mulheres também é conhecido com o título de O assassino da noite. Este filme policial brasileiro reserva boas surpresas para os cinéfilos mais atentos e menos preconceituosos. Vale conferir.

Marcelo Carrard



© 2012 HECO PRODUÇÕES
Todos os direitos reservados.

pratza