Portal Brasileiro de Cinema / Godard APRESENTAÇÃO   ENSAIOS    FILMOGRAFIA COMENTADA    FILMOGRAFIA    FICHA TÉCNICA    PROGRAMAÇÃO    CONTATO

APRESENTAÇÃO


ENSAIOS


FILMOGRAFIA COMENTADA

Anos 1950

Anos 1960

Anos 1970

Anos 1980

Anos 1990

Anos 2000

Anos 2010


FILMOGRAFIA


SOBRE OS AUTORES


FICHA TÉCNICA


PROGRAMAÇÃO


COBERTURA DA IMPRENSA


CONTATO


Schick

França, 1971, cor, 16 mm, 45”



A loção pós-barba Schick tem o poder de reconciliar um casal.

O contrato de Godard e Jean-Pierre Gorin com a agência de publicidade Dupuy Compton pedia um projeto por mês e uma publicidade por ano. Com orçamento para uma semana e filmado em um dia, Schick foi o único produto entregue pela dupla, que aproveitou o dinheiro para viabilizar projetos próprios. Nessas horas, pensando nas mil e uma picaretagens que geraram as obras do Grupo Dziga Vertov, é interessante lembrar que Godard participou de debates com Roger Corman, nos Estados Unidos, em 1968.

Para além de uma crítica escancarada às narrativas milagrosas que a publicidade nos dá, algo bem presente em meados dos anos 1960 (Duas ou três coisas que eu sei dela, 1966, por exemplo) e que reaparecerá frontalmente com o ex-cineasta publicitário em Tudo vai bem (1972), Schick traz alguns elementos interessantes que se relacionam com o momento vivido pela dupla. A crise do casal francês é embalada por notícias da Palestina. Será um acaso que a relação dos cineastas com as imagens de Jusqu'à la victoire também vivesse uma crise naqueles dias? Ou que Godard e Anne-Marie Miéville, anos depois, aproximassem esse ruído complexo, as imagens do Al Fatah à intimidade conjugal francesa em Aqui e acolá (1974)?

Leonardo Bomfim



Produção

Apoio

Correalização

Copatrocínio

Realização


Sugestão de Hotel em São Paulo, VEJA AQUI. Agradecimentos ao Ibis Hotels.


É expressamente proibida a utilização comercial ou não das imagens aqui disponibilizadas sem a autorização dos detentores de direito de imagem, sob as penalidades da lei. Essas imagens são provenientes do livro-catálogo "Godard inteiro ou o mundo em pedaços" e tem como detentoras s seguintes produtoras/ distribuidoras/ instituições: La Cinémathèque Francaise, Films de la Pléiade, Gaumont, Imovision, Latinstock, Marithé + Francois Girbaud, Magnum, Peripheria, Scala e Tamasa. A organização da mostra lamenta profundamente se, apesar de nossos esforços, porventura houver omissões à listagem anterior.
Comprometemo-nos a repara tais incidentes.

© 2015 HECO PRODUÇÕES
Todos os direitos reservados.

pratza