Portal Brasileiro de Cinema / Godard APRESENTAÇÃO   ENSAIOS    FILMOGRAFIA COMENTADA    FILMOGRAFIA    FICHA TÉCNICA    PROGRAMAÇÃO    CONTATO

APRESENTAÇÃO


ENSAIOS


FILMOGRAFIA COMENTADA

Anos 1950

Anos 1960

Anos 1970

Anos 1980

Anos 1990

Anos 2000

Anos 2010


FILMOGRAFIA


SOBRE OS AUTORES


FICHA TÉCNICA


PROGRAMAÇÃO


COBERTURA DA IMPRENSA


CONTATO


Armide

Grã-Bretanha, 1986-87, cor, 35mm, 12’



Em um ginásio, homens musculosos praticam alterofilismo enquanto duas jovens mulheres procuram seduzi-los. Versão filmada de um trecho da ópera Armide, de Jean-Baptiste Lully.

Deixa-me te seduzir ou te enfio a faca. Há muito Godard trabalha com a representação da impotência masculina, como em Numéro Deux (1975) e Prénom Carmen (1983). O momento em que ela é melhor representada numa instância alegórica surge em Armide, episódio de Aria (1987), filme coletivo em que cada diretor escolheu uma ária de ópera como pretexto para uma narrativa. Godard optou pela ópera do compositor barroco francês Jean-Baptiste Lully, inspirada no poema épico La Gerusalemme liberata, de Torquato Tasso. Godard usa o trecho Enfin, il est en ma puissance, em que a sedutora Armide vai abater Renaud, que dorme no jardim. Na transposição para a era contemporânea, fisiculturistas exibem seus corpos inchados e levantam halteres, indiferentes às tentativas de sedução de duas belas garotas. Elas representam duas faces de Armide, e Godard as apresenta inicialmente limpando o local, depois com os aventais abertos, sem nada por baixo, e finalmente nuas, com um facão ameaçador. Este curta assombrosamente belo é alienígena dentro do projeto e representativo da fase oitentista do diretor, com tableaux vivants típicos de seus melhores trabalhos (penso em Passion(1982) ou Week-end, 1987).

Godard faz uma provocação à cultura da aparência como determinante no processo de alienação política e espiritual. Os homens concentram-se apenas nos músculos, as mulheres posam como estátuas. Ao fim, uma pergunta: o que pensam esses homens? Será que pensam? Será que são de carne e osso? As mulheres são extremamente humanas, ainda que posem, idealizadas pela beleza. Os homens parecem androides. Atingiram o estágio seguinte à impotência (física e anímica).

No aspecto formal, estão igualmente castrados pelos enquadramentos, que cortam suas cabeças ou outros pedaços de seus corpos. Elas são filmadas como musas gregas, mulheres inatingíveis, que, no entanto, estão ali, com seus desejos. Os gritos finais (non, oui), surgem como simbiose das duas faces de Armide. O sim e o não. O amor e o ódio. O desejo de amar e o desejo de matar. Um filme muito maior que seus doze minutos.

Sérgio Alpendre



Produção

Apoio

Correalização

Copatrocínio

Realização


Sugestão de Hotel em São Paulo, VEJA AQUI. Agradecimentos ao Ibis Hotels.


É expressamente proibida a utilização comercial ou não das imagens aqui disponibilizadas sem a autorização dos detentores de direito de imagem, sob as penalidades da lei. Essas imagens são provenientes do livro-catálogo "Godard inteiro ou o mundo em pedaços" e tem como detentoras s seguintes produtoras/ distribuidoras/ instituições: La Cinémathèque Francaise, Films de la Pléiade, Gaumont, Imovision, Latinstock, Marithé + Francois Girbaud, Magnum, Peripheria, Scala e Tamasa. A organização da mostra lamenta profundamente se, apesar de nossos esforços, porventura houver omissões à listagem anterior.
Comprometemo-nos a repara tais incidentes.

© 2015 HECO PRODUÇÕES
Todos os direitos reservados.

pratza