Duas séries de dez (Closed jeans) e sete (Closed) curtíssimos vídeos para os estilistas Marithé e François Girbaud, que Godard transforma em esboços de seus outros projetos em curso.
Entre 1987 e 1988, no mesmo contexto de On s’est tous défilé (1988), Godard realiza dois conjuntos de clipes em vídeo de 20 a 30’’, encomendados pelos estilistas Marithé e François Girbaud para o lançamento de uma linha de jeans prêt-à-porter chamada Closed. Essas séries lhe permitem desenvolver micro-experimentações intensas em que se reconhece o brilho da reflexão e do vocabulário visual e sonoro que ele convoca noutros filmes da mesma época: irrupções soberanas de citações literárias em off (Rilke, Baudelaire, Rimbaud), batimentos de imagens, inserções de pinturas, incrustações de palavras e algumas saturações de cores.
É possível sobretudo discernir as formas em construção de História(s) do cinema (1988-1998), cujos dois primeiros episódios estavam naquele momento em finalização. Como o cinema nas História(s), a moda é aqui colocada diante da arte e da questão da beleza, mas num tom algo irônico. Desde o primeiro spot da primeira série, uma jovem mulher diz “não” às inserções de telas de Velásquez ou de Lautrec, para dizer “sim” à aparição de um jeans Closed.
Cada spot é um instantâneo tumultuoso, um haicai por vezes burlesco (passa-se com ferro quente um jeans sobre as pernas de quem o veste), um tipo de compreensão audiovisual que também envolve corpos desnudos, virados de ponta-cabeça ou vistos ao reverso (dois manequins se vestem por inversão do gesto de tirar a roupa). A segunda série põe em cena, a cada vez num plano único, breves ações de um casal nas margens ventosas do Lago Leman, e evoca os sotaques românticos da Nouvelle Vague. A atenção aos gestos é multiplicada pela realização de duas ou três versões de um mesmo spot, correspondentes a diversas tomadas (os movimentos dos atores são diferentes) ou a uma maneira distinta de cortar os planos. Os jeans já nem aparecem. A moda poderia ser esse terremoto emocionante de pequenas variações internas, uma espécie de Dom Quixote que “desde as eternidades (...) luta contra a eternidade”: algo como o espírito do tempo se debatendo no vento da história.
Cyril Beghin
Produção
Apoio
Correalização
Copatrocínio
Realização
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É expressamente proibida a utilização comercial ou não das imagens aqui disponibilizadas sem a autorização dos detentores de direito de imagem, sob as penalidades da lei. Essas imagens são provenientes do livro-catálogo "Godard inteiro ou o mundo em pedaços" e tem como detentoras s seguintes produtoras/ distribuidoras/ instituições: La Cinémathèque Francaise, Films de la Pléiade, Gaumont, Imovision, Latinstock, Marithé + Francois Girbaud, Magnum, Peripheria, Scala e Tamasa. A organização da mostra lamenta profundamente se, apesar de nossos esforços, porventura houver omissões à listagem anterior.
Comprometemo-nos a repara tais incidentes.
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