Portal Brasileiro de Cinema  TAMBAÚ, CIDADE DOS MILAGRES

TAMBAÚ, CIDADE DOS MILAGRES

Não-ficção, 1955, 16 mm, P&B, 14 min.

 

Documentário sobre a última benção ministrada pelo padre Donizetti, ocorrida na cidade de Tambaú.

De plagas longínquas, os bastardos da sorte se dirigem de trem a Tambaú, procurando uma benção do milagreiro padre Donizetti. Na cidade dos milagres, enquanto aguardam o momento mágico, os romeiros encontram um movimentado mercado da fé: santinhos, revistas contando os milagres e até garrafas de água-benta, onde os fiéis procuram mirar imagens de Nossa Senhora.

O curta-metragem Tambaú foi o primeiro trabalho realizado por Ozualdo Candeias. Filmado em 16mm, podemos perceber nele duas características marcantes da obra de Candeias: a atenção dada aos deserdados da sorte, miseráveis que tentam se agarrar a qualquer fio de esperança, e uma dose de ironia presente nos comentários do narrador e em certas associações de imagens, conseguidas por uma montagem às vezes provocativa.

Na noite anterior à benção de Donizetti, vemos os peregrinos no desabrigo, ao redor de fogueiras e entulhados em albergues. A tristeza nos semblantes contrasta com a esperança de um milagre para o dia seguinte. A câmera passeia por pessoas doentes, em geral mulheres, que juntas tentam espantar o frio. Uma senhora amamenta o filho numa composição de quadro que pode nos lembrar uma Pietá perdida em Tambaú. Como nos avisa o narrador, aquilo é um “depositário de esperanças”.

Candeias aproveita também para mostrar que por trás de tudo isso há uma ordem. Seja na venda dos santinhos, no “florescente mercado” de albergues ou na presença das “autoridades da terra” na praça da cidade. Quando finalmente o padre aparece na frente dos romeiros, há um corte para a imagem de uma caixa onde é coletado dinheiro dos fiéis, e durante a fala dele pétalas de rosas são jogadas de aviões.

 

A crítica ao aproveitamento da fé, presente neste primeiro filme de Candeias, cria um interessante paralelo com outros momentos da obra do cineasta: o padre com uma lista telefônica de A margem, os pregadores de Aopção e As bellas da Billings e a cena em Aparecida de Aopção.

Alessandro Gamo

Direção, roteiro, fotografia e montagem: Ozualdo R. Candeias.

Produção: R. P. Dimberio.