Portal Brasileiro de Cinema  ENSINO INDUSTRIAL

ENSINO INDUSTRIAL

Não-ficção, 1962, 35 mm, P&B, 12 min

 

Documentário institucional que demonstra o progresso do ensino profissional em São Paulo e os novos estabelecimentos para esse tipo de ensino construídos pelo governo Carvalho Pinto.

Elaborado como uma propaganda dos esforços desenvolvimentistas do Governo Carvalho Pinto na área da educação, este documentário apresenta uma construção na qual, além de uma dose de humor, notam-se certos traços estilísticos do diretor observáveis em seus longas.

 

A narrativa toda é feita a partir de uma mulher contando as dificuldades que seu filho passou, e as facilidades encontradas pelo seu neto para ter uma formação profissionalizante. A diferença de relação entre esses dois momentos e a construção dessa passagem de tempo tratada pela montagem, são pontos marcantes no filme. Situação reforçada com humor pela dificuldade da narradora em entender as mudanças vindas com o progresso. O final ainda reserva uma propaganda do ritmo da construção das escolas prometidas pelo governador, para atender nosso parque fabril. O uso de angulações, chicotes e movimentos de câmera no final dos planos, que encontraremos em obras ficcionais de Candeias, revelam a importância desse momento documentário na formação do cineasta.

Alessandro Gamo

Direção e produção: Ozualdo R. Candeias.

Fotografia: Eliseo Fernandes.

Montagem: Máximo Barro.

Cia. produtora: Governo do Estado de São Paulo.